Você sabia que a metrologia é a ciência da Medição? E que ela permite medir a qualidade do ar e a pureza da água? Como também possibilita medir os consumos domésticos de água, gás, eletricidade e combustíveis? E ainda garante a diminuição de custos médicos no diagnóstico e tratamento de doenças?

Isso  tudo e muito mais!  Tudo que usamos e fazemos precisa ser medido, seja o próprio tempo até mesmo todos os produtos que saem das indústrias e chegam até nós.

É a metrologia que garante a confiabilidade dos produtos. Afinal, uma medida errada pode causar um problemão. Principalmente quando se trata em garantir nossa saúde e segurança.

Imagine se você toma um medicamento com a dosagem errada? A medição da quantidade tem que ser precisa, caso contrário pode causar um grave dano a saúde ou até mesmo levar a morte.

Assim que nascemos já começamos a usar metrologia. Duvida? Pois bem, o primeiro equipamento metrológico que utilizamos é a balança, que informa com quantos quilos viemos ao mundo e deve está regulamentada pelo Inmetro. Também usamos termômetro clínico, para saber como anda a temperatura de nosso corpo, e ainda é feito o famoso teste da orelhinha com um aparelho chamado audiômetro.

E não para por aí, ainda tem outros equipamentos que ao longo de nossa vida utilizamos para várias medições, do mais simples ao mais tecnológico. Isso porque é impossível pensar em algo que não possa ser medido, afinal, até o ar que respiramos é medido!

Por isso, não confunda metrologia com meteorologia!!

Metrologia é a ciência da medição e meteorologia é a ciência que estuda os processos atmosféricos e a previsão do tempo.;)

Sobre o 20 de maio – Dia Mundial da Metrologia

Foi a 20 de maio de 1875 que 17 países (incluindo Portugal) assinaram a Convenção do Metro em Paris, estipulando as bases de medição no mundo com o Sistema Internacional de unidades (SI).

Este dia mundial é organizado anualmente pelo BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas) em parceria com a OIML (Organização Internacional de Metrologia Legal). A sua celebração decorre em mais de 80 países.