Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
Data atual
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1

CONSULTORIA METROLÓGICA


A Metrologia é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da ciência ou tecnologia. A Metrologia Científica e Industrial é uma ferramenta fundamental no crescimento e inovação tecnológica das empresas, promovendo a competitividade e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e industrial em todo e qualquer país.
A consultoria em metrologia realizada pela RMAL, consiste em diagnosticar a situação atual da empresa em relação a Tecnologia Industrial Básica, orientar no atendimento aos requisitos de normas compulsórias e/ou voluntárias a serem implantadas, tais como;·      Mapeamento dos processos;·      Elaboração dos documentos necessários;·      Definição de políticas internas;·      Definição dos clientes alvo e suas necessidades;·      Apoio na implantação dos procedimentos operacionais padrões e Instruções de Trabalho;·      Descrições de cargo e Organograma;·      Orientações na aquisição de serviços: Calibrações de equipamentos, Realização de Ensaios, Padrões a serem utilizados que comprovem a conformidade dos serviços e produtos, Processo de Certificação;
·      Identificação das necessidades das pastes interessadas;
·      Definição de Indicadores e Metas, relativos ao financeiro, clientes, socioambientais, pessoas, processos, fornecedores e sustentabilidade;
·      Sistemática para qualificação e avaliação dos fornecedores;

RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA TÉCNICA


O Reconhecimento da competência técnica de laboratórios, segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17000:2005, é a demonstração de que os requisitos especificados relativos a um produto, processo, sistema, pessoa ou organismo são atendidos.

A Rede Metrológica de Alagoas reconhece a competência técnica de laboratórios de ensaios e calibração através de um rigoroso processo de avaliação, com base nos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025:2005, sendo um diferencial competitivo para estas empresas

Quem pode solicitar o Reconhecimento?

  • Laboratórios Oriundos de Organizações Governamentais ou Privadas;
  • Laboratórios Independentes ou Vinculados a Outras Organizações;
  • Laboratórios que realizam Serviços para a Própria Organização ou para Terceiros;
  • Independentes do Tamanho.

Pré-Requisitos do Laboratório:

Os laboratórios que desejam obter reconhecimento junto à RMAL devem, primeiramente, associar-se a Rede, demonstrando o compromisso em aderir um programa de qualidade, através do preenchimento do Termo de Adesão, aprovação pela Direção da Empresa e efetuando o pagamento de uma taxa associativa (anual).

O processo de Reconhecimento é dividido em três macro etapas, sendo elas: Avaliação da Adequação, Avaliação de Conformidades (inicial e periódicas), Homologação do Comitê.

Os Avaliadores da Rmal realizam as avaliações documental e técnicas no laboratório para constatação das conformidades.

Um Relatório de Avaliação será emitido informando a situação de conformidade encontrada na empresa e o parecer de reconhecimento. A Rmal emitirá um Certificado e passará a realizar avaliações anuais de manutenção.

Para os Laboratórios de Análises Clínicas o processo de reconhecimento é o mesmo descrito acima, sendo que a norma a ser atendida é a ABNT NBR ISO NM ISO 15189, sendo aplicável a laboratórios onde se realizam exames de materiais biológicos, microbiológicos, imunológicos, químicos, imunohematológicos, hematológicos, biofísicos, citológicos, patológicos ou de outros materiais provenientes do corpo humano, com a finalidade de fornecer informações para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, ou para a avaliação de saúde de seres humanos.

 

Os Laboratórios que após serem reconhecidos pela RMAL pretendam ser acreditados pelo INMETRO, devem consultar o site: http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/acre_lab.asp para maiores informações.

Provendo Confiança as Medições

A confiança é vital para permitir que a metrologia ligue as atividades humanas entre si através das fronteiras geográficas e profissionais. Isto é tão mais importante quando sabemos que o valor verdadeiramente exato de uma grandeza é, por natureza, indeterminado. Vale dizer, que medir com exatidão é condição bastante, mas não suficiente, para que seja percebida a “qualidade” de uma medição. É necessário, igualmente, confiança nos processos, métodos, padrões, instrumentos de medição e, especialmente, na competência técnica para a execução e para a gestão das operações metrológicas.

Esta confiança tem na sua sustentação a crescente utilização da cooperação em rede, a adoção de unidades de medida e de procedimentos de medição internacionalmente harmonizados, a rastreabilidade e a comparação dos padrões de medida a uma referência única, bem como o reconhecimento e a acreditação da competência dos diversos sistemas e agentes metrológicos. De forma genérica, as estruturas metrológicas têm como objetivo imediato harmonizar os resultados das medições, dentro de uma consistência lógica, padronizada e confiável, a sustentar o seu reconhecimento internacional; sob a ótica científico-tecnológica buscando melhores níveis de exatidão ou de menor incerteza das medições, disseminando-os e difundindo-os e, na área aplicada e legal, harmonizando as prescrições técnicas e administrativas sobre processos, métodos e instrumentos de medição e, igualmente, dos produtos medidos sem a presença do consumidor (produtos pré-medidos). A consistência e a robustez dos “sistemas de medição” encontram nos foros internacionais de metrologia, o ambiente que os reúne em torno da padronização das unidades de medida, dos processos, métodos, padrões e instrumentos de medição e da harmonização e alinhamento s prescrições técnico-administrativas a eles aplicáveis, base da confiança nos resultados de uma medição que cada agente, isoladamente, realiza.

TREINAMENTO


A Rmal oferece aos profissionais, consultores, estudantes, avaliadores Cursos nas áreas de  gestão, e metrologia, sendo utilizadas abordagens e metodologias com aplicações de cases e exercícios de forma a facilitar a capacitar os participantes a implantarem as boas práticas nas empresas, melhorando a gestão do negócio das organizações.

A RMAL já capacitou centenas de alunos, os treinamentos são realizados desde 2005. Os conteúdos programáticos são desenvolvidos pelos Instrutores, sendo especialistas contratados e com experiência prática. São incluídos treinamentos específicos para desenvolvimento dos profissionais da organização.

Nossa principal motivação é quebrar as barreiras de acesso ao conhecimento em metrologia e gestão.
A RMAL está comprometida com a qualidade e com os resultados dos treinamentos, sendo  realizadas pesquisas de para com depoimentos dos alunos possibilitando avaliar os resultados positivos e melhorar continuamente os serviços e produtos oferecidos, com preços extremamente acessíveis.

O aluno receberá Certificado ao final do curso, desde que comprovada sua participação.

AUDITORIAS DE SISTEMA DE GESTÃO


Realização de Auditorias a Sistemas de Gestão com o objetivo de determinar se o sistema de gestão implementado está conforme os requisitos dos referenciais aplicáveis:

 

  • Auditorias ao sistema de gestão da qualidade (ISO 9001, ISO/TS 16949, ISO 13485);
  • Auditorias ao sistema de gestão de IDI (Investigação, desenvolvimento e inovação) (NP 4457);
  • Auditorias ao sistema de responsabilidade social (SA8000, NP 4469-1, SMETA, Códigos conduta de clientes, etc.);
  • Auditorias ao sistema de gestão ambiental (ISO 14001, EMAS);
  • Auditorias ao sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho (OHSAS 18001, NP 4397);
  • Auditorias ao sistema de gestão de recursos humanos (NP 4427);
  • Auditorias ao sistema de gestão energia (ISO 50001);
  • Auditorias ao sistema de gestão integrada (qualidade / ambiente / segurança / ID+I / responsabilidade social / recursos humanos / etc.).

As auditorias aos sistemas de gestão são realizadas por técnicos devidamente qualificados, que garantem a confidencialidade, independência e imparcialidade e tendo por base a norma ISO 19011.
A realização desta tipologia de auditoria contempla as seguintes etapas:

  • Análise da documentação do sistema de gestão integrada;
  • Elaboração do Plano de Auditoria;
  • Realização da Auditoria;
  • Emissão do relatório da Auditoria.

As auditorias internas garantem a avaliação da eficácia e adequabilidade do Sistema de Gestão às exigências normativas, identificando oportunidades de melhoria.

SEBRAETEC


Serviços especializados e customizados para implementar soluções em sete áreas de inovação.
Fácil e especializadoInovação para sua empresa pode estar mais perto e fácil do que você imagina. Por meio de serviços customizados e especializados, o Sebratec promove o acesso de pequenos negócios a soluções em 7 áreas de conhecimento da inovação:

  • Design
  • Produtividade
  • Propriedade intelectual
  • Qualidade
  • Inovação
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia da Informação e Comunicação.

O programa aproxima os dois atores essenciais para a implementação da inovação: os pequenos negócios e os prestadores de serviços tecnológicos.
Como ter acesso?

Basta ir até o ponto de atendimento do Sebrae de sua região com sua identidade e com o número do CNPJ de sua empresa. Durante o atendimento, você deve explicar a situação da sua empresa e indicar em que ponto há a necessidade de inovar. Dessa forma, o Sebrae pode acionar um dos prestadores de serviços tecnológicos cadastrados para viabilizar a inovação na sua empresa.
Seja prestadorEmpresas que prestam serviços de inovação e tecnologia podem participar do programa. Para isso, o Sebrae cadastra empresas e instituições.
Ao receber uma demanda da micro e pequena empresa, o Sebrae solicita aos prestadores de serviços cadastrados propostas de plano de trabalho para realizar projetos de inovação e incremento tecnológico desta empresa.